Animes Aqui

sábado, 22 de outubro de 2016

Enrredo Cavaleiros do Zodíaco

Tudo c

História


Fonte: Techman*



    Toda a história dos Cavaleiros dos Zodíaco teve inicio no ano de 1986, em que o autor Masami Kurumada começou a fazer os capítulos da série originalmente chamada Saint Seiya. 

    Sua primeira aparição para o mundo foi em anúncios da revista Weekly Shonen Jump, no dia 26 de novembro de 1985, porem o primeiro capitulo só foi divulgado no dia 3 de dezembro de 1985, na edição 01/86.

    Quando um mangá faz sucesso no Japão, é muito comum lançar o mangá em uma compilação completa (takonbon), com apenas a série em questão, e em anime (desenho animado japonês). 

    Toda a historia de Saint Seiya gerou 28 volumes tankobon, com aproximadamente 200 páginas cada um. O mangá foi dividido em sagas, de acordo com a história:
  • Santuário;
  • Blue Warriors (história solo do personagem Hyoga de Cisne);
  • Poseidon;
  • Hades.

    O grande sucesso da serie Saint Seiya em mangá fez com que o anime tenha começado a ser produzido no mesmo ano. A empresa responsável pela sua produção foi a Toei Animation e o primeiro episódio foi exibido no dia 11 de outubro de 1986, pela TV japonesa ASAHI (todos os sábados às 19h). O série de TV clássica teve 114 episódios e foi dividida nas sagas:

  • Santuário - episódio 1 ao 73;
  • Asgard - episódio 74 ao 99;
  • Poseidon - episódio 100 ao 114;

    A Toei Animation foi obrigada a ampliar a história, criando novos personagens, estendendo certas batalhas e criando uma nova saga, Asgard. Tudo isso porque quando o anime começou a ser produzido, o mangá não encontrava-se finalizado ainda.

Cavaleiros do Zodíaco No Brasil

Fonte: Canecas dos Nerds**



    A série chegou no Brasil em 1994. Com nome herdado da França, Os Cavaleiros do Zodíaco. Tiveram sua primeira exibição no dia primeiro de Setembro, na extinta Rede Manchete. O sucesso veio de imediato e naturalmente. O desenho começou a ser exibido em dois horários: as 10h30min dentro do programa infantil Dudalegria e as 18h30min dentro de outro programa infantil, o Clube da Criança. Depois, a série ganhou um programa próprio, com a apresentadora Mytsue. A Manchete ficou marcada pelas constantes reprises dos episódios (sempre que chegava no episódio 52 a série começava a ser reprisada desde o início, mas pelo fato da emissora não possui mais episódios até então). Os Cavaleiros do Zodíaco ficaram no ar até 1997, batendo recordes de audiência. Neste tempo muitos produtos foram lançados, podendo destacar: álbuns, CD e LP musical (chegou a ganhar até disco de ouro), mochilas, estojos, etc.

    Uma grande febre de bonecos (Action Figures) começou a se formar. Cerca de 900.000 bonecos foram vendidos nos 3 primeiros anos da série no Brasil. Além disso, o longa metragem A Lenda dos Defensores de Atena (o filme do Abel, chamado na época aqui no Brasil e "O Filme") foi exibido nos cinemas e teve grande público.

    Assim que a série parou de ser exibida, as emissoras de TV viram que poderia ser uma boa investir em desenhos animados japoneses. Começaram a aparecer muitos outros animes, mas nenhum conseguiu cativar tanto público quanto Os Cavaleiros do Zodíaco.

    Em 2001, a Conrad Editora adquiriu os direitos para lançar o mangá. Com veiculação mensal, o mangá nacional teve 48 edições. A Editora também lançou 10 volumes do mangá Episódio G, mas depois que decretou falência acabou parando o lançamento no meio.

    Após exatamente 9 anos de exibição da série no Brasil, Os Cavaleiros do Zodíaco voltavam no histórico dia 1 de Setembro de 2003 (o dia 1 de Setembro tem um valor muito especial para os fãs, pois as duas estreias no Brasil foram exatamente nesta data) no canal fechado Cartoon Network, mas desta vez redublado nos estúdios da Álamo (a dublagem antiga havia sido feita na extinta Gota Mágica). Para comemorar o lançamento da série, foi produzido um evento temático chamado Cavaleiros Anime Show. O evento recebeu um público superior a 5.000 pessoas em dois dias e contou com total apoio da empresa licenciadora da série na época, a Creative Licensing Brasil (hoje a série é licenciada pela Angelotti Licensing & Entertainment Business).

    Um fato importante é que desta vez os fãs tiveram a chance de participar e ajudar em vários momentos. No Natal de 2003, 40.000 bonecos foram vendidos em menos de 2 semanas e em 2004, a Rede Bandeirantes começou a exibir o anime, que ficou no ar até 2007. Rede 21 e PlayTV também exibiram os episódios. A Saga de Hades começou a ser lançada em DVD, pela PlayArte, no meio de 2006. Aliás, a PlayArte fez o lançamento da série completa em DVD (com toda a série clássica, Hades e todos os filmes, incluindo o Prólogo do Céu, que também teve exibição nos cinemas brasileiros, mas de forma bem discreta). A Band exibiu a Saga de Hades apenas no final de 2010.

    Em 2007, a Editora JBC anunciou o lançamento do mangá do Lost Canvas no Brasil. Com periodicidade bimestral, o mangá foi lançado de forma completa por aqui, incluindo os Gaidens (histórias solo dos Cavaleiros de Ouro).

    Em 2010, a empresa Angelotti Licensing & Entertainment anunciou um novo relançamento da série no Brasil, novamente na TV Bandeirantes. Desta vez a emissora comprou também os 31 episódios da Saga de Hades. Um novo projeto de licenciamento foi feito, com o lançamento de vários produtos, incluindo álbuns, pôsteres, bonecos etc.

    Em 2016, em comemoração aos 30 anos do anime no Japão, a Rede Brasil fechou uma parceria com a Toei Animation e passou a exibir, de forma oficial e legalizada, os 114 episódios da série clássica. A estreia aconteceu em Outubro de 2016.

Fonte: Wikipedia¹,  CavZodiaco²

Links para mais informações sobre Cavaleiros do Zodíaco


Referencias


  1. Disponível em <https://pt.wikipedia.org/wiki/Os_Cavaleiros_do_Zod%C3%ADaco#Mang.C3.A1> Acesso em: 15 de maio de 2017;
  2. Disponível em < https://www.cavzodiaco.com.br/ > Acesso em: 15 de maio de 2017.



Nenhum comentário:

Postar um comentário